Procissão e confecção de tapetes devem reunir milhares de fieis neste feriado 

O feriado de Corpus Christi desta quinta-feira, dia 20, será mais uma vez marcado por missas especiais e procissões em todo o Brasil. Os cristãos católicos também se dedicarão à confecção dos tradicionais tapetes nas ruas.

No Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Paulista, em Campina Grande do Sul, os paroquianos devem iniciar a confecção das dezenas de metros de tapete cedo, às 8h30. A missa será celebrada às 15h e, em seguida, a procissão seguirá pelas ruas do bairro. Em Quatro Barras, na Paróquia São Sebastião, a confecção dos tapetes está programada para iniciar às 8h e a missa será às 15h, seguida de procissão.

Feitos com serragem colorida, pó de café, cal, sal grosso e flores, a tradição de enfeitar as ruas para a passagem do Santíssimo Sacramento veio para o Brasil com os imigrantes portugueses no período colonial. Símbolos como hóstia, pão, cálice, Espírito Santo, peixes e santos estão entre os principais desenhos retratados nos tapetes de Corpus Christi, que enfeitam as ruas de cidades de todo o país.

TURISMO RELIGIOSO

Desde o ano passado, o Corpus Christi faz parte do Calendário de Eventos do Estado, destacando o turismo religioso como um dos segmentos prioritários para colocar o Paraná no mapa turístico nacional. “O Estado tem um potencial gigante a ser explorado, onde se destacam as rotas da fé. A tradição do Corpus Christi, tão arraigada na cultura brasileira, também pode ser vista como uma atração à parte nas opções turísticas do Paraná”, diz o governador, Ratinho Junior.

O roteiro do Turismo Religioso paranaense passa por diversas regiões. No centro-sul, o município de Prudentópolis se destaca pelos templos bizantinos, construídos pelos imigrantes ucranianos que seguem a tradição ortodoxa. Em Lunardelli (Vale do Ivaí) e Siqueira Campos (norte), os santuários de Santa Rita de Cássia e de Bom Jesus da Cana Verde, respectivamente, recebem milhares de fieis todos os anos.

No litoral, a religiosidade está presente em todos os cantos. Em Paranaguá, em meio à Praça da Fé, está o Santuário de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, que move milhares de romeiros a visitarem a cidade o ano todo. Na cidade também há construções do Século Dezoito, como a Igreja de São Benedito, a primeira do sul do Brasil construída por escravos, e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas. Belas construções como as Igrejas de Nossa Senhora do Pilar, em Antonina, e de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Guaratuba, não passam despercebidas. Na Igreja de Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões, primeira construção de Guaraqueçaba, o altar tem forma de embarcação cuja base é um peixe esculpido em madeira, que homenageia e protege os pescadores.

Na região metropolitana de Curitiba, destacam-se a Igreja Santo Antônio e a Gruta do Monge na Lapa. Em Balsa Nova, a Capela de Nossa Senhora da Conceição e Tamanduá. Em Rio Negro, o Seminário Seráfico São Luis de Tolosa.

Em Campo do Tenente, o Mosteiro Trapista que recebe visitas agendadas. Em Pinhais, o Roteiro Turístico Estrada Ecológica passa por diversas chácaras, parque aquático e ainda a Capela Nossa Senhora da Luz e a Igreja Nossa Senhora do Carmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!