Uma vida dedicada à Metalgráfica Fênix

Morador da sede de Campina Grande do Sul, Frederico de Jesus Cavalli, de 59 anos, é gerente de produção da Metalgráfica Fênix. Ele trabalha na fábrica familiar desde os 14 anos de idade. Dois de seus irmãos também são colaboradores da empresa.

Nascido e criado no município, Frederico é filho dos saudoso Angelo Cavalli e de Beatriz Berton Cavalli e teve cinco irmãos. Seus pais eram trabalhadores da lavoura. “Por intermédio do meu primo eu conheci o Herculano de Rubim Toledo (Herculano pai), ele me deu o meu primeiro emprego, na sua fábrica de lubrificantes para automóveis. Fiquei com ele por dois anos. Nos meus 16 anos o seu Herculano Filho abriu uma fábrica de lata, onde eu trabalhei até o ano de 1986.”.

Depois disso, ele conta que a fábrica fechou e ele se tornou funcionário da empresa Britanite, em Quatro Barras, onde ficou até o ano de 1993. Mas, a história de seu Frederico com a família de Rubim Toledo não acabou aí. “Eu estava em casa quando o seu Herculano Neto apareceu e me convidou para trabalhar com ele. Eu aceitei. A fábrica era pequena, localizada no Araçatuba e quase não existiam empresas aqui na região naquela época. Só tinha eu de funcionário, então só trabalhava nós dois lá. No ano de 2000 a fabrica mudou aqui pra Cicamp, onde também fomos um dos primeiros a se instalar”.

“Enquanto eu tiver saúde estarei aqui, trabalhando”.

A produção no início, segundo Frederico, era pequena, cerca de 200 latas por dia. “Hoje, aqui, nós fabricamos de 20 a 25 mil ao dia. Então quando eu lembro como começamos me sinto orgulhoso de fazer parte dessa história, pois a minha vida inteira foi dedicada a trabalhar com o Herculano pai, depois o filho e agora o neto. Foi daqui que tirei o sustento da minha família”.

Hoje casado com a Sandra Mara, pai da Cintia e do Frederico Filho e avô no Pedro Henrique, Seu Frederico já está aposentado, mas nem pensa em parar de trabalhar. “Não me vejo em casa sem fazer nada. Enquanto eu tiver saúde estarei aqui, trabalhando”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!